Notícias

Vencedores - Coberturas para chuva e Sala do futuro




Professor Bibliotecário


Ver Documento

Ação Social - Auxílios económicos 2017/2018


Ver Documento

Dia Mundial da Proteção Cívil




Matrículas Pré-Escolar 2017/2018


Ver documento

Renovação de Inscrições 2017/2018


Ver documento

Palestra dia 26 de Maio




Inauguração da Sala Multissensorial Snoezelen


Foi inaugurada, no dia 4 de maio, a Sala Multissensorial Snoezelen, projeto que obteve o 1º prémio da edição de 2016 do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV). O projeto teve como proponentes os alunos Diogo Cunha, João Moutinho, Pedro Martins e Milton Duarte, da Escola Básica de Alfena, os quais foram coordenados pelo docente de EMRC, Dr. Afonso Ferraz.


A Sala Multissensorial Snoezelen está concebida para a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, de forma particular dos alunos da Unidade de multideficiência existente na Escola Básica de Alfena, e de forma geral de todos os alunos do agrupamento.


A Sala Multissensorial Snoezelen foi oficialmente inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, juntamente com os proponentes do projeto e a Direção do Agrupamento de Escolas de Alfena, numa cerimónia que contou com vários representantes da comunidade alfenense que também apoiaram a concretização do projeto.




























Concurso Coroas de Natal 2016


Coroas Serviços

Coroas Turmas 2016


2ª edição do Projeto “Justiça para Tod@s”


Na sequência da participação da Escola Secundária na 2ª edição do Projeto “Justiça para Tod@s”, realizou-se no passado dia 09 de dezembro de 2016, das 14.30h às 17.30h, no auditório da Escola, a simulação de dois Casos, previstos no guião de participação. Sob presidência do Meritíssimo Juiz do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Nova de Gaia, Doutor Alberto Taveira, a quem publicamente se reconhece a disponibilidade demonstrada para presidir à simulação dos julgamentos, cerca de 24 alunos, distribuídos por duas equipas do 11ºA e do 12ºA/B, simularam o julgamento de um caso de Homicídio e de Liberdade Religiosa. O Projeto “Justiça para Tod@s” pretende, entre outros objetivos, promover os valores democráticos através do reforço da compreensão do funcionamento do Estado-de-Direito, reforçar o valor da participação cívica ativa, informada e responsável dos jovens e criar canais eficientes de aproximação entre jovens cidadãs(os) e o sistema judicial. Esta sessão saldou-se como francamente positiva, uma vez que ofereceu aos alunos a possibilidade de compreender o processo legislativo e o papel dos tribunais como órgãos de soberania, de abordar dilemas da justiça, do risco de erro e da procura da verdade e de desenvolver a capacidade de análise de um problema, argumentação e defesa de um ponto de vista, com vista à construção de consensos sobre deliberação, negociação, compromisso e resolução de conflitos. Regista-se que a fase preparatória deste Projeto contou com a participação de 86 alunos, 5 turmas do ensino secundário (10ºA, 10ºC, 11ºA, 11ºC e 12ºA/B) e 5 Casos (Homicídio, Tráfico de seres humanos, Liberdade Religiosa, Tráfico de estupefacientes e Violência no namoro).


Sofia Sanroque (12ºA): “Foi uma boa experiência: ajudou-me a compreender melhor como é feita justiça no nosso país, uma vez que todos vivenciamos uma personagem que, por mais insignificante que fosse, teve um papel importante para o desfecho do caso (papel de Samira Almir, mãe de vítima de discriminação religiosa, no caso de Liberdade Religiosa)


Mariana Moreira (11ºC): “Gostei bastante. Acho que devíamos de realizar mais atividades deste género. Deixo um especial agradecimento ao Senhor Doutor Juiz Alberto Taveira, que se disponibilizou para nos ajudar, e a todos os meus colegas que participaram! (Advogada de defesa do arguido, no caso de Homicídio)













Feira do livro - 6 a 21 de Dezembro


Visite a feira do livro, na Biblioteca da Escola Secundária, de 6 a 21 de dezembro. Há livros para todas as idades, com preços muito acessíveis (de 1 a 10 euros). Aproveite e ofereça livros no Natal.







14º Corta Mato Escolar


No próximo dia 2 de dezembro o nosso Agrupamento vai realizar a sua maior prova e festa desportiva nas escolas básica e secundária. ... não faltes, estás convocado(a)!









Listagem Alunos por turma

Programa

YOUTH START - ENTREPRENEURIAL CHALLENGES



O desenvolvimento do empreendedorismo é, atualmente, uma prioridade em vários países europeus, tendo sido reconhecido, formalmente, pela Comissão Europeia, como competência-chave. O projeto de investigação internacional Youth Start - Entrepreneurial Challenges, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, tem como principal finalidade concorrer de forma inovadora para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos dos ensinos básico e secundário, para a qualificação das práticas educativas nas escolas e para a disseminação da cultura de empreendedorismo em meio escolar.

O consórcio que impulsiona este Projeto é constituído por 5 países (Portugal, Áustria, Luxemburgo, Eslovénia e Dinamarca), representando uma oportunidade única para a experimentação e a comparação de práticas de educação para o empreendedorismo a nível nacional e europeu.

O programa de aprendizagem Youth Start - Entrepreneurial Challenges proporciona aos alunos experiências práticas de empreendedorismo, sob a forma da implementação de diversos desafios, fomentando o desenvolvimento das suas capacidades criativas e disponibilizando recursos para que concretizem as suas ideias e projetos.

Durante os anos letivos de 2015-2016, como escola de controlo, e de 2016-2017, como escola de implementação dos Desafios, a Escola participa neste Projeto, mobilizando, para o efeito, grupos de alunos e de professores, qua passarão a integrar um projeto transnacional europeu.

Orçamento Participativo Jovem Valongo


  

O projeto Criação de Sala Multissensorial (Sala Snoezelen) obteve o 1º lugar no Concurso Orçamento Participativo Jovem da Câmara Municipal de Valongo.
O Agrupamento de Escolas de Alfena assume-se como um agrupamento referência na área da Educação Especial. A criação desta sala será uma mais-valia para os alunos da Escola Básica de Alfena, em especial para os alunos da Unidade de Multideficiência, onde tem vindo a ser desenvolvido um trabalho digno de realce.
A diretora do Agrupamento agradece a toda a comunidade educativa a participação empenhada e a coordenação da participação efetuada pelo docente de Educação Moral e Religiosa Católica, Afonso Ferraz

A diretora
Felisbina Neves

Alunos apurados para final distrital de Infantis de Badminton do desporto escolar




Parabéns aos alunos Alexandra e Ísis do 6C e ao Gabriel do 6D pela excelente participação nesta Final distrital de Badminton do desporto escolar.
A coordenadora de desporto escolar

Ângela Cardoso

Aviso - Devolução de Manuais Escolares



Consultar


PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar




O Agrupamento de Escolas de Alfena e a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Ermesinde congratulam-se de durante dois anos consecutivos aplicarem o PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar.
Ler Mais


Proposta de Projeto Educativo 2016-2019 - Processo de Consulta Pública


Encontra-se para consulta pública da Comunidade Escolar a Proposta de Projeto educativo - 2016/2019.
Este processo decorrerá até ao dia 30 de maio.
As sugestões, comentários e/ou apreciações poderão ser enviadas para o endereço eletrónico projeto.educativo@age-alfena.net.

Consultar


A diretora
Felisbina Neves

Regulamento da Bolsa de Manuais Escolares


Consultar

Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo




O Agrupamento de Escolas de Alfena estará presente na Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, onde irá dinamizar um Stand e diversas atividades no exterior.

Informação à Comunidade Educativa - Provas Aferição


Divulga-se à comunidade educativa a fundamentação enviada ao Júri Nacional de Exames relativa à não realização das provas de aferição dos 2º, 5º e 8º anos.

Informa-se igualmente que os alunos dos 4º e 6º anos não realizarão prova final de português e de matemática.

Provas Aferição Decisão

VI Encontro Nacional de Alunos EMRC Ensino Secundário




Vejam o resumo das atividades noturnas. A nossa escola secundária (a 2ª com mais participantes) está de parabéns.

Visualizar vídeo

Aviso Matrículas e Renovações: Pré-Escolar e 1º Ciclo


Matrículas Pré-Escolar



Matrículas 1º ciclo



Renovações Pré-escolar e 1º ciclo

Cheque Dentista




Carta Cheque-dentista


Semana da Leitura




Consultar Programa


Aviso Exames Nacionais Secundário


Consultar informação

O dia 1 de março foi instituído como Dia da Proteção Civil, a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna. Em 2016, evoca o tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”.

A escolha deste tema, um ano após a adoção do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030 na 3.ª Conferência Mundial de Redução do Risco de Catástrofes das Nações Unidas, procura realçar uma das determinações centrais resultantes dos acordos entre os cerca de 200 países e governos participantes e que destaca o papel fundamental e estruturante do patamar local, nomeadamente das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos coletivos.

O Quadro de Sendai, na definição dos objetivos e metas a atingir entre 2015 e 2030, deixa bem claro que a redução do número de vítimas associadas a catástrofes, a diminuição do número de vidas e bens atingidos, bem como a redução dos custos económicos associados à recuperação das zonas afetadas, passa pelo incremento de estratégias locais, ativas e vigorosas, de redução dos riscos.

Ensino Superior: Pré-Requisitos para a candidatura de 2016/2017: informação sobre Tipo de pré-requisitos exigidos nos diferentes Cursos/Universidades, Prazos de Inscrição e realização e Procedimentos na Candidatura


Consultar informação

Concurso de Pintura e Escultura - "Mãos que se dão"


Atividade EMRC dia do Agrupamento


Quem vem e entra pela porta exterior do piso 2 da Escola Secundária de Alfena, seguindo o percurso mais frequentado pelos alunos em direção à área de convívio, vê uma série de fotogramas que, no seu conjunto, compõem um filme: sem título, sem legendas, só imagens, 118 mais precisamente. A película retrata a história dos direitos humanos, mas em registo negativo, isto é, revela os muitos atentados à dignidade da vida humana, assinalados com uma cruz a vermelho. Quem por aí passava, foi convidado, de acordo com o ritmo dos seus passos, a descodificar o sentido do filme: se a película fosse projetada as 24 imagens por segundo, correspondente à ilusão de movimento que o olho humano perceciona, teríamos um filme de aproximadamente 5 segundos… Mas é difícil dar 24 passos por segundo! Por isso, cada um pode fixar cada um dos fotogramas ao ritmo do próprio passo e, simplesmente, perceber que a vida humana pode ser defendida ou deteriorar-se em frações de segundo…

Foi este o filme produzido pelos alunos de EMRC do 9º ano da Escola Secundária de Alfena, por ocasião do Dia do Agrupamento, assinalado no dia 12 de fevereiro.

Refeições Escolares Consideradas Despesas de Educação para Efeitos de IRS


Consultar informação - Aqui

Participação no Corta-Mato Distrital realizado no dia 22 de janeiro em Laúndos, Póvoa do Varzim.


12 Fevereiro - Dia do Agrupamento


Programa Atividades Pré-Escolar / 1º Ciclo



Programa Atividades Escola Básica



Programa Atividades Escola Secundária


Janeiras na Escola Básica


Aviso Comunidade Educativa


Avisa-se a comunidade educativa que o horário dos serviços administrativos da Escola Básica de Alfena a partir de 1 de fevereiro de 2016 passa a ser o seguinte:

Segunda, Quarta e Sexta: das 9 horas às 13 horas
Terça e Quinta: das 13 horas às 17 horas

A diretora,
Felisbina Neves

Aviso Comunidade Educativa


Informa-se a comunidade educativa que Fernanda Angélica Gomes Martins Pereira foi nomeada coordenadora técnica em substituição da chefe dos serviços de administração escolar durante o tempo que durar o impedimento da mesma.

A diretora,
Felisbina Neves

Atividade letiva Escola Básica de Alfena - 25 de janeiro


Informam-se os alunos, professores e restante comunidade educativa que no dia 25 de janeiro não haverá atividade letiva, na parte da manhã, na Escola Básica de Alfena por a mesma funcionar como assembleia de voto nas eleições presidenciais. A Unidade de Multideficiência e a cantina funcionarão como habitualmente.

A diretora,
Felisbina Neves

Corta Mato Escolar



Uma meia à minha porta


Este ano, por iniciativa da Biblioteca Escolar, as escolas básica e secundária tiveram uma decoração de Natal diferente. Nas portas de cada turma e de cada serviço das duas escolas, foram penduradas meias de Natal, decoradas por alunos, pessoal não docente e professores. Foi uma atividade que congregou toda a comunidade educativa e que ajudou bastante a criar o clima natalício que se deseja nesta época do ano.


Ler Mais ...


Como é do conhecimento de todos, foram publicados os rankings de escolas. Divulga-se aqui a notícia publicada no Jornal de Notícias de sábado. Manifesto, em nome da direção, a enorme satisfação pelos bons resultados dos alunos do secundário. Aos professores e alunos que o tornaram possível remeto os parabéns pelos resultados alcançados que são prova de que, com trabalho e persistência, é possível melhorar. Sirvo-me das palavras de José Luís Peixoto: “o possível é o futuro do impossível”.

A diretora
Felisbina Neves


No dia 10 de dezembro, realiza-se o maior evento desportivo do nosso Agrupamento - O Corta Mato Escolar! Participam todos os alunos desde o 4º ao 12º ano e contamos com os apoios habituais da Autarquia Local e Municipal, Associação de Pais, GNR, BVE, entre outros, fazendo com que esta prova se transforme numa grande Festa Desportiva...


Realizou-se no passado dia 6 de novembro o exercício "A Terra Treme", tendo o nosso agrupamento aderido à iniciativa com a participação dos professores e alunos das turmas do 1º e 2º ciclos de ensino. O exercício teve como objetivo relembrar as regras básicas de segurança, incluindo alguns cuidados a ter antes, durante e depois de um sismo.




Listagem Alunos por turma