Notícias Agrupamento


Informação - Possibilidade de alteração das opções de candidatura ao ensino superior - 9 e 11 de setembro


Decorrente da revisão do número de vagas agora concretizado, todos os candidatos que submeteram a sua candidatura no prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público podem, caso pretendam, atualizar as suas opções de candidatura entre 9 e 11 de setembro na plataforma de candidaturas online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt).


Renovação Obrigatória Andante Perfil 4_18


Solicita-nos a empresa de Transportes Intermodais do Porto que divulguemos junto dos alunos, pais e encarregados de educação o seguinte: Tendo como objetivo diminuir as longas filas de espera que se formam nas lojas Andante, no final do mês de setembro, e que geram grande descontentamento na população, informa-se que o cliente deve dirigir-se a uma Loja Andante, Bilheteira CP com venda Andante ou Pontos de venda Andante dos Municípios, já com toda a documentação necessária.
É possível a renovação de perfil do Cartão Andante, de 1 de julho a 30 de setembro, sem que o cliente tenha de carregar desde já a mensalidade.
Este ano contamos novamente com uma adesão significativa dos estudantes à App ANDA para telemóveis android o que será certamente uma mais valia para um atendimento eficiente.
Os alunos deverão descarregar previamente a App para o seu telemóvel. Quando se deslocarem à loja para renovação do perfil 4_18, o agente de venda pode transferir de imediato o perfil do cartão para o telemóvel.


4_18@ESCOLA.TP - Consultar


Tarifário Andante - Consultar


Declaração de Matrícula - Consultar


Prova de Aptidão Profissional - 12ºD


De acordo com os artigos 19º e subsequentes da Portaria 74-A/2013, de 15 de fevereiro e ainda os artigos 29º e subsequentes da Portaria 235-A/2018, de 23 de agosto; de acordo com o regimento dos cursos profissionais do nosso agrupamento, Capítulo V, artigo 26º e subsequentes, terá lugar, no dia 20 de julho, entre as 14:30 e as 17:30, a apresentação da Prova de Aptidão Profissional de dez alunos da turma D do 12º ano. A mesma, atendendo às condições excecionais vividas, será feita por videoconferência.


5ª Mostra de Teatro Escolar


A 5.ª edição da MOSTRA TE realiza-se entre os dias 2 e 17 de julho em formato adaptado ao contexto de pandemia. Sem o palco dos teatros mas com a segurança que exigem os tempos atuais.
A MOSTRA TE – Mostra de Teatro Escolar é a parte mais visível e pública do trabalho que é feito ao longo do ano escolar junto dos alunos e alunas dos clubes de teatro, no âmbito do projeto do Município de Valongo Palco Letivo. Dinamizada pela companhia profissional de Teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra, esta iniciativa envolve não só os estudantes, mas também encarregados de educação e professores dos Agrupamentos de Escolas de Alfena, de Campo, de Ermesinde, de S. Lourenço, de Vallis Longus e de Valongo, num total de 8 Clubes de Teatro.

Programação MOSTRA TE 2020 online disponível em https://www.cm-valongo.pt/pages/567?event_id=1553

Escola Secundária de Alfena

ÀS ESCURAS [Diogo Ferreira]

Link para visionar: https://www.youtube.com/watch?v=NN61agAkpww&feature=share&fbclid=IwAR3B1u6bH9C7vZiOBFAeoqsbfFsL3hhRPeZUgDCf7Thl97F7hx86RuVnSII


Às Escuras de Davey Anderson (adapt.) pelo grupo de teatro ENTRA EM CENA do Agrupamento de Escolas de Alfena. Temos alunos talentosos e criativos! Mesmo com a pandemia não desistimos e adaptámo-nos! Espero gostem deste "teaser" para verem depois em 2021...:) Baseia-se na história verídica de um rapaz adolescente acusado de tentativa de homicídio – ele tenta reconstruir os acontecimentos da sua vida que o trouxeram a uma cela na prisão e ameaçam conservá-lo ali. Uma história para pôr os nossos jovens a pensar... Os caminhos somos nós que os escolhemos!

Professor responsável - Ângelo Pires


Transporte Escola - Ano Letivo 2020/2021


O serviço de Transporte Escolar é uma das modalidades de ação social escolar que visa apoiar a deslocação dos alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino da rede pública da área de residência.
Terão direito a beneficiar de Transporte Escolar, todos os alunos residentes no Concelho de Valongo, cuja distância entre a residência e o estabelecimento de ensino seja igual ou superior a 3 km, sendo a comparticipação de 100% do custo do passe, para os alunos do ensino básico e 50% para os alunos do ensino secundário.
Para beneficiar do subsídio de transporte, deverá adquirir o passe andante normal.

O boletim de candidatura ao Transporte Escolar estará disponível em formato editável, no site do Município assim como, nos sites dos Agrupamentos de Escolas, devendo ser enviados para o email: serv.admin@age-alfena.net do agrupamento de escolas, até ao dia 31 de Julho.


Boletim Candidatura - Subsídio de Transporte a alunos/as compulsivos/as

Boletim Candidatura - Subsídio de Transporte escolar



Notícia do corta mato distrital

Parabéns aos participantes que representaram o nosso Agrupamento na prova de Corta Mato Distrital do CLDE - Porto, no passado dia 3 de fevereiro no Parque da Cidade (Porto).



Parabéns à Teresa Macedo do 9ºB pela conquista do excelente 3º lugar no escalão de iniciados feminino e consequente apuramento para o corta mato nacional!


Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Participa em mais um Orçamento Participativo das Escolas com candidaturas até o final de fevereiro!
Consulta o site: https://opescolas.pt/!



Inauguração da Sala de convívio Cool na Escola Básica de Alfena


Celebrar a Família em família


"Celebrar a Família em família", os pais de Alfena responderam Sim ao desafio dos professores de EMRC e o resultado está espelhado na exposição que se encontra na nossa Escola Básica. Aos "Artesãos do Amor" deixamos o nosso agradecimento.
Obrigada!




Dia Mundial de Luta Contra a SIDA


Tragam um laço vermelho para a escola e decorem uma árvore de Natal especial! Façam chegar os vossos laços às professoras Ana Mafalda Torres (escola básica) e Paula Gomes (escola secundária).
Obrigada!




Expo "Presépios em Família"


Os professores de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica, do Agrupamento de Escolas de Alfena, convidam toda a comunidade escolar (alunos e suas famílias, pessoal docente e não-docente) a construir um presépio com resíduos (papel, plástico, embalagens várias, tecidos, etc.) e/ou materiais recolhidos na natureza (folhas, paus, pedras, bugalhos, pinhas, cortiça, ...)
A entrega deve ser feita até ao dia 10 de dezembro de 2019.
Os presépios serão expostos em local a divulgar oportunamente.

Viva o melhor deste Natal



Corta Mato Escolar 2019


Dia Nacional do não Fumador


No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Não Fumador, no dia 18 de novembro, os alunos do 7º ano de escolaridade da Escola Básica de Alfena receberam a visita da Enf. Susana e Dra. Catarina. Aprenderam um pouco mais sobre adições, nomeadamente sobre o consumo de tabaco e o quão importante é não começar a fumar! Muito obrigada a todos quantos permitiram a realização desta atividade!



Campanha Papel por Alimentos

Declaração de Doação


Campanha de Solidariedade - Os sem-abrigo também merecem o nosso Sim!

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alfena “AGEM”, agem movidos pela generosidade e pela partilha, semeando esperança para quem mais precisa.
Parabéns aos alunos do 7.ºA pela partilha de alimentos para os sem-abrigo.
Parabéns a todos os alunos envolvidos na campanha “Papel por alimentos”.
Bem-haja aos Encarregados de Educação que incentivam os filhos a Agir com o coração.
Os professores de EMRC manifestam o seu reconhecimento a todos os participantes.
Professora Eduarda Santos



Dia Mundial da Alimentação nas Escolas Básica e Secundária de Alfena

No dia 16 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação nas Escolas Básica e Secundária de Alfena com mostras de um pequeno-almoço saudável e a prática de exercício físico! As atividades foram um sucesso e só foram possíveis graças à preciosa colaboração dos alunos e professoras das turmas dos 6º e 9º anos, que preparam as mesas do pequeno-almoço, e dos professores de Educação Física e professoras convidadas (Mariana Roque e professoras do ginásio Alfa Gym), que permitiram um momento de atividade física revigorante e divertido!




Lista dos candidatos admitidos ao concurso para eleição do/a Diretor/a do Agrupamento de Escolas de Alfena - Consultar

PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA O RECRUTAMENTO DO/A DIRETOR/A DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA - Consultar



Devolução Manuais Escolares - Plataforma Mega 1º e 2º Ciclo - Consultar


Aviso - Devolução dos Manuais Escolares - Consultar



Matriculas - Informação aos pais/encarregados de educação - Consultar


Renovação Matricula - Consultar


Aviso para a Renovação de matrículas no Pré-Escolar e no 1ºCiclo - Consultar

Horário Matrículas 2019/2020 - Consultar

Informação Matrículas 2019/2020 - Consultar


O grupo de Teatro Entra em Cena do Agrupamento de Escolas de Alfena, subirá ao palco do C. C. de Alfena no dia 10 de maio de 2019, às 18:30h, para apresentar a peça "A MALA".
Esta apresentação insere-se na iniciativa MOSTRA TE - Mostra de Teatro Escolar e é a parte mais visível e pública do trabalho que é feito ao longo do ano escolar junto dos alunos e alunas dos clubes de teatro, no âmbito do projeto do Município de Valongo Palco Letivo. Dinamizada pela companhia profissional de Teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra, esta iniciativa envolve não só os estudantes, mas também encarregados de educação e professores dos Agrupamentos de Escolas de Alfena, de Campo, de Ermesinde, de S. Lourenço, de Vallis Longus e de Valongo, num total de 8 Clubes de Teatro.
A 4.ª edição realiza-se entre os dias 10 a 18 de maio.

Encenação
Diogo Ferreira
Interpretação
Susana Magalhães, Daniela Marques, Raquel Monteiro, Catarina Ferreira, Mariana Magalhães, Tomás Oliveira
Professor responsável
Ângelo Pires

A peça “ A Mala” é uma adaptação da peça “Dentro de mim fora daqui” de Filipe Homem Fonseca. Seis jovens encontram uma mala. Cada um deles vê nela o que quer ver. Uma justaposição de visões intimistas ancoradas em histórias de vida passadas que geram discussões e reflexões. O futuro deles está a chegar… incerto, nebuloso e não se mostra fácil! “O Amanhã é o inimigo.”
Esta apresentação insere-se na iniciativa MOSTRA TE - Mostra de Teatro Escolar e é a parte mais visível e pública do trabalho que é feito ao longo do ano escolar junto dos alunos e alunas dos clubes de teatro, no âmbito do projeto do Município de Valongo Palco Letivo. Dinamizada pela companhia profissional de Teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra, esta iniciativa envolve não só os estudantes, mas também encarregados de educação e professores dos Agrupamentos de Escolas de Alfena, de Campo, de Ermesinde, de S. Lourenço, de Vallis Longus e de Valongo, num total de 8 Clubes de Teatro.
A 4.ª edição realiza-se entre os dias 10 a 18 de maio.




PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA O RECRUTAMENTO DO/A DIRETOR/A DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA

REQUERIMENTO DE ADMISSÃO AO CONCURSO PARA DIRETOR - Consultar


Regulamento Eleitoral - Consultar


Publicação Diário da República - Consultar




Matrículas 2019/2020

Matrículas do 1º Ano do Ensino Básico - Consultar


Matrículas do Pré-escolar - Consultar




Corta Mato Distrital

Parabéns a todos os alunos participantes no Corta mato distrital



ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS


Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!
Consulta o regulamento na página oficial https://opescolas.pt/ e apresenta a tua proposta.
- Proposta individual ou em grupo até 5 elementos;
- Proposta com apoio de 5% dos estudantes da tua escola;
- Proposta por escrito entregue na secretaria ou inscrição no site OPE;
- Prazo de entrega de propostas: 28 de fevereiro;
- Divulgação das propostas: de 11 a 21 de março;
- Votação: 22 de março.
Em breve terás mais informação.

PARTICIPA!

Literacia 3Di – Vencedores da 1-ª fase - fase escolar



Já são conhecidos os alunos que vão representar o nosso agrupamento na fase distrital da LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento, que ocorrerá no dia 13 de março de 2019, na Escola Secundária Garcia d’Orta, no Porto.


Matemática

André Lopes (71%) – 5.º F

Leitura

Beatriz Rocha (68%) – 7.º G

Inglês

Cláudia Isabel Marques Moreira Teles (67%) – 8.º A

Parabéns aos três e a todos os participantes.

O resultado de todos os alunos participantes pode ser consultado no blogue da Biblioteca ou junto do professor da disciplina respetiva ou do diretor de turma.

Dia Mundial de Luta contra a SIDA



Desde finais dos anos 80 que no dia 1 de dezembro se assinala o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. E apesar de esta doença já não ser mortal como no passado, o número de casos novos continua a ser alarmante.
Assim, urge continuar a sensibilizar todos para os cuidados preventivos relativamente ao vírus HIV. Para tal, no dia 31 de novembro a equipa do Projeto de Educação para a Saúde uniu-se ao grupo de Educação Física e, aproveitando a participação de todo o agrupamento no corta-mato escolar, assinalou este dia com algumas atividades: presença de uma pequena banca da saúde com cartazes elaborados por alunas e panfletos; distribuição de fitas de colocar no pulso vermelhas e criação de uma grande laço humano.
Pediu-se previamente que todos trouxessem uma peça de vestuário vermelha, para que o laço tivesse maior visibilidade. E na verdade, o efeito conseguido foi excelente! Obrigada a todos pela colaboração!
“Contra a SIDA, pela Vida!”



Concurso “Estrela de Natal”

Publicam-se os resultados do concurso “Uma estrela de Natal à minha porta” e informa-se que os prémios (simbólicos!!) serão entregues no dia 17, quinta-feira, durante o intervalo grande da manhã, nas Bibliotecas das Escolas Básica e Secundária. Os prémios relativos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico serão entregues nas respetivas escolas, no dia 16, quarta-feira. A Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de EMRC, enquanto entidades dinamizadoras da atividade, e a Diretora do Agrupamento congratulam-se pelo empenho e entusiasmo manifestados por toda a comunidade escolar, desde alunos, educadores, professores titulares de turma e diretores de turma, que participaram diretamente no concurso, a todo o pessoal docente e não docente que embelezaram as escolas com estrelas criativas e originais, demonstrando mais uma vez que é possível e profícuo trabalhar em conjunto para objetivos comuns.
A todas as turmas os parabéns do Agrupamento, até porque, dada a qualidade dos trabalhos apresentados, a escolha das estrelas vencedoras foi bastante difícil.


Resultados

Educação pré-escolar – sala 2 do Barreiro
1.º ciclo – Sala 3 do Lombelho
2.º ciclo – 5.º B
3.º ciclo – 9.º E
Ensino secundário - 10.º B


Visita do autor e apicultor Paulo Santos

Dia 14, pelas 19 horas, a Biblioteca da Escola Secundária vai receber a visita do autor e apicultor Paulo Santos, que irá apresentar os livros da coleção “Cuscas” (uma abelha), mas, sobretudo, fazer uma apresentação sobre o mundo das abelhas e sobre a sua importância para a manutenção da vida na Terra.
É uma apresentação extremamente interessante que nos dá a conhecer o mundo das colmeias e das abelhas com grande visualismo.
Para todas as idades.





Ajuda o IPO Recolhendo Pilhas

Durante o mês de dezembro ao trazeres para a escola as pilhas já usadas estarás a ajudar o IPO.
Participa!!!

É fácil ajudar!!!





Concerto de Música - 11/12/2018 Escola EB2,3 de Alfena

No âmbito do Plano Anual de Atividades, está prevista a realização de um concerto de música por um grupo instrumental de alunos, ex-alunos e professores da Escola Sophia de Mello Breyner, de Vila Nova de Gaia, no próximo dia 11/12/2018, terça-feira, das 16:30 às 17.20 h., na Escola EB 2.3. de Alfena. A presente iniciativa visa suscitar e promover a dimensão simbólica e estética da arte musical junto dos alunos e demais elementos da comunidade educativa.

Folheto Informativo




Concurso - "Uma estrela de Natal à minha porta”

Como já vem sendo hábito, a Biblioteca Escolar, este ano em conjunto com o grupo de EMRC, vai dinamizar o concurso "Uma Estrela de Natal à minha Porta" .
Vê o Regulamento, une a tua turma, concorre e ajuda a embelezar a tua escola na época natalícia.

Consultar Regulamento




Colabora com a Biblioteca da tua Escola e sê solidário com Pundam

Durante este ano letivo, vamos juntar livros e material escolar para apetrechar uma escola que está a começar a ser reconstruída em Pundam, na Guiné Bissau.
Vê o video em Construção Escola Pundam
Colabora!





CADERNETA SOLIDÁRIA: A TUA AJUDA CONTA!

Na sequência de diversas atividades relacionadas com solidariedade e voluntariado previstas pela Disciplina de EMRC, surgiu a ideia da “Caderneta Solidária”. Não se trata se uma coleção de cromos, daqueles que se compram por aí em quiosques, papelarias e supermercados; não se trata de uma caderneta qualquer, que junta imagens, figuras ou gente famosa, impressos em papel autocolante; nem são cromos oferecidos ou vendidos em saquetas. Tratam-se de iniciativas concretas de solidariedade e de voluntariado, em que cada pequeno gesto, cada donativo simples, cada dádiva que se ofereça, contribuirá para o sorriso de muitos que nada têm. Da primeira vez em que o(a) aluno(a) participar em alguma das atividades, recebe a sua “Caderneta Solidária”. A partir daí, e sempre que assuma um gesto solidário, cada um poderá inscrever no espaço respetivo a data em que colaborou ou recolher junto do(a) professor(a) de EMRC um carimbo solidário. No final do ano, pode trocar a sua caderneta pela gratidão de quem ajudou e pelo reconhecimento da Escola. Confere aqui a tua Caderneta Solidária de EMRC.


Simulacro no CSPA - Centro Social e Paroquial de Alfena

A convite do CSPA - Centro Social e Paroquial de Alfena, e enquadrado no conjunto de medidas de autoproteção que este Centro está a implementar, 60 alunos das turmas do 9ºE, 10º C e 12ºB da Escola Secundária, participaram num simulacro, realizados no dia 12 de outubro (Pólo I) e no dia 19 de outubro (Pólo 2). Os alunos envolvidos substituíram como figurantes os idosos em situação de dependência severa, que não deviam ser deslocados para o exterior das instalações. A todos os alunos participantes, a quem as entidades envolvidas reconheceram o seu empenho e responsabilidade neste gesto concreto de apoio e solidariedade social, o nosso muito obrigado.



Peditório para a Liga Portuguesa contra o Cancro

No dias 3 e 4 de novembro, os alunos de EMRC do Agrupamento de Alfena participaram como voluntários no peditório para a Liga Portuguesa contra o Cancro, colaborando desta forma com a Junta de Freguesia de Alfena. Os peditórios realizaram-se antes e depois das Missas celebradas na Igreja Matriz de Alfena e na Senhora da Paz, acolhendo significativa generosidade da parte dos paroquianos de Alfena. A todos os voluntários e a todos os que contribuíram para esta causa, o Agrupamento de Alfena e os professores de EMRC endereçam um agradecimento muito especial.
O melhor do mundo é dizer sim a esta causa!




16º Corta Mato - 30 Novembro 2018

Aproxima-se o maior evento desportivo do Agrupamento!
A 16ª edição do Corta Mato Escolar realiza-se no dia 30 de novembro.
Todos estão convidados a participar...




Dia Internacional do Desporto escolar

Comemorou-se no passado dia 28 de setembro o Dia Internacional do Desporto Escolar, tendo o Agrupamento e Grupo de Educação Física assinalado a data com a dinamização de atividades desportivas que fazem parte da oferta do desporto escolar das Escolas Básica e Secundária. Os alunos tiveram oportunidade de abordar em aulas experimentais o badminton, bilhar, futebol e ténis de mesa.






Concurso Coroas de Natal 2016


Coroas Serviços

Coroas Turmas 2016


2ª edição do Projeto “Justiça para Tod@s”


Na sequência da participação da Escola Secundária na 2ª edição do Projeto “Justiça para Tod@s”, realizou-se no passado dia 09 de dezembro de 2016, das 14.30h às 17.30h, no auditório da Escola, a simulação de dois Casos, previstos no guião de participação. Sob presidência do Meritíssimo Juiz do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Nova de Gaia, Doutor Alberto Taveira, a quem publicamente se reconhece a disponibilidade demonstrada para presidir à simulação dos julgamentos, cerca de 24 alunos, distribuídos por duas equipas do 11ºA e do 12ºA/B, simularam o julgamento de um caso de Homicídio e de Liberdade Religiosa. O Projeto “Justiça para Tod@s” pretende, entre outros objetivos, promover os valores democráticos através do reforço da compreensão do funcionamento do Estado-de-Direito, reforçar o valor da participação cívica ativa, informada e responsável dos jovens e criar canais eficientes de aproximação entre jovens cidadãs(os) e o sistema judicial. Esta sessão saldou-se como francamente positiva, uma vez que ofereceu aos alunos a possibilidade de compreender o processo legislativo e o papel dos tribunais como órgãos de soberania, de abordar dilemas da justiça, do risco de erro e da procura da verdade e de desenvolver a capacidade de análise de um problema, argumentação e defesa de um ponto de vista, com vista à construção de consensos sobre deliberação, negociação, compromisso e resolução de conflitos. Regista-se que a fase preparatória deste Projeto contou com a participação de 86 alunos, 5 turmas do ensino secundário (10ºA, 10ºC, 11ºA, 11ºC e 12ºA/B) e 5 Casos (Homicídio, Tráfico de seres humanos, Liberdade Religiosa, Tráfico de estupefacientes e Violência no namoro).


Sofia Sanroque (12ºA): “Foi uma boa experiência: ajudou-me a compreender melhor como é feita justiça no nosso país, uma vez que todos vivenciamos uma personagem que, por mais insignificante que fosse, teve um papel importante para o desfecho do caso (papel de Samira Almir, mãe de vítima de discriminação religiosa, no caso de Liberdade Religiosa)


Mariana Moreira (11ºC): “Gostei bastante. Acho que devíamos de realizar mais atividades deste género. Deixo um especial agradecimento ao Senhor Doutor Juiz Alberto Taveira, que se disponibilizou para nos ajudar, e a todos os meus colegas que participaram! (Advogada de defesa do arguido, no caso de Homicídio)






Feira do livro - 6 a 21 de Dezembro


Visite a feira do livro, na Biblioteca da Escola Secundária, de 6 a 21 de dezembro. Há livros para todas as idades, com preços muito acessíveis (de 1 a 10 euros). Aproveite e ofereça livros no Natal.






14º Corta Mato Escolar


No próximo dia 2 de dezembro o nosso Agrupamento vai realizar a sua maior prova e festa desportiva nas escolas básica e secundária. ... não faltes, estás convocado(a)!










Listagem Alunos por turma

Programa

YOUTH START - ENTREPRENEURIAL CHALLENGES



O desenvolvimento do empreendedorismo é, atualmente, uma prioridade em vários países europeus, tendo sido reconhecido, formalmente, pela Comissão Europeia, como competência-chave. O projeto de investigação internacional Youth Start - Entrepreneurial Challenges, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, tem como principal finalidade concorrer de forma inovadora para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos dos ensinos básico e secundário, para a qualificação das práticas educativas nas escolas e para a disseminação da cultura de empreendedorismo em meio escolar.

O consórcio que impulsiona este Projeto é constituído por 5 países (Portugal, Áustria, Luxemburgo, Eslovénia e Dinamarca), representando uma oportunidade única para a experimentação e a comparação de práticas de educação para o empreendedorismo a nível nacional e europeu.

O programa de aprendizagem Youth Start - Entrepreneurial Challenges proporciona aos alunos experiências práticas de empreendedorismo, sob a forma da implementação de diversos desafios, fomentando o desenvolvimento das suas capacidades criativas e disponibilizando recursos para que concretizem as suas ideias e projetos.

Durante os anos letivos de 2015-2016, como escola de controlo, e de 2016-2017, como escola de implementação dos Desafios, a Escola participa neste Projeto, mobilizando, para o efeito, grupos de alunos e de professores, qua passarão a integrar um projeto transnacional europeu.

Orçamento Participativo Jovem Valongo


  

O projeto Criação de Sala Multissensorial (Sala Snoezelen) obteve o 1º lugar no Concurso Orçamento Participativo Jovem da Câmara Municipal de Valongo.
O Agrupamento de Escolas de Alfena assume-se como um agrupamento referência na área da Educação Especial. A criação desta sala será uma mais-valia para os alunos da Escola Básica de Alfena, em especial para os alunos da Unidade de Multideficiência, onde tem vindo a ser desenvolvido um trabalho digno de realce.
A diretora do Agrupamento agradece a toda a comunidade educativa a participação empenhada e a coordenação da participação efetuada pelo docente de Educação Moral e Religiosa Católica, Afonso Ferraz

A diretora
Felisbina Neves

Alunos apurados para final distrital de Infantis de Badminton do desporto escolar




Parabéns aos alunos Alexandra e Ísis do 6C e ao Gabriel do 6D pela excelente participação nesta Final distrital de Badminton do desporto escolar.
A coordenadora de desporto escolar

Ângela Cardoso


Aviso - Devolução de Manuais Escolares



Consultar


PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar




O Agrupamento de Escolas de Alfena e a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Ermesinde congratulam-se de durante dois anos consecutivos aplicarem o PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar.
Ler Mais


Proposta de Projeto Educativo 2016-2019 - Processo de Consulta Pública


Encontra-se para consulta pública da Comunidade Escolar a Proposta de Projeto educativo - 2016/2019.
Este processo decorrerá até ao dia 30 de maio.
As sugestões, comentários e/ou apreciações poderão ser enviadas para o endereço eletrónico
projeto.educativo@age-alfena.net.

Consultar


A diretora
Felisbina Neves

Regulamento da Bolsa de Manuais Escolares


Consultar

Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo




O Agrupamento de Escolas de Alfena estará presente na Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, onde irá dinamizar um Stand e diversas atividades no exterior.

Informação à Comunidade Educativa - Provas Aferição


Divulga-se à comunidade educativa a fundamentação enviada ao Júri Nacional de Exames relativa à não realização das provas de aferição dos 2º, 5º e 8º anos.

Informa-se igualmente que os alunos dos 4º e 6º anos não realizarão prova final de português e de matemática.

Provas Aferição Decisão


VI Encontro Nacional de Alunos EMRC Ensino Secundário




Vejam o resumo das atividades noturnas. A nossa escola secundária (a 2ª com mais participantes) está de parabéns.

Visualizar vídeo

Aviso Matrículas e Renovações: Pré-Escolar e 1º Ciclo


Matrículas Pré-Escolar



Matrículas 1º ciclo



Renovações Pré-escolar e 1º ciclo

Cheque Dentista




Carta Cheque-dentista


Semana da Leitura




Consultar Programa


Aviso Exames Nacionais Secundário


Consultar informação

O dia 1 de março foi instituído como Dia da Proteção Civil, a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna. Em 2016, evoca o tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”.

A escolha deste tema, um ano após a adoção do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030 na 3.ª Conferência Mundial de Redução do Risco de Catástrofes das Nações Unidas, procura realçar uma das determinações centrais resultantes dos acordos entre os cerca de 200 países e governos participantes e que destaca o papel fundamental e estruturante do patamar local, nomeadamente das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos coletivos.


O Quadro de Sendai, na definição dos objetivos e metas a atingir entre 2015 e 2030, deixa bem claro que a redução do número de vítimas associadas a catástrofes, a diminuição do número de vidas e bens atingidos, bem como a redução dos custos económicos associados à recuperação das zonas afetadas, passa pelo incremento de estratégias locais, ativas e vigorosas, de redução dos riscos.

Ensino Superior: Pré-Requisitos para a candidatura de 2016/2017: informação sobre Tipo de pré-requisitos exigidos nos diferentes Cursos/Universidades, Prazos de Inscrição e realização e Procedimentos na Candidatura


Consultar informação

Concurso de Pintura e Escultura - "Mãos que se dão"


Atividade EMRC dia do Agrupamento


Quem vem e entra pela porta exterior do piso 2 da Escola Secundária de Alfena, seguindo o percurso mais frequentado pelos alunos em direção à área de convívio, vê uma série de fotogramas que, no seu conjunto, compõem um filme: sem título, sem legendas, só imagens, 118 mais precisamente. A película retrata a história dos direitos humanos, mas em registo negativo, isto é, revela os muitos atentados à dignidade da vida humana, assinalados com uma cruz a vermelho. Quem por aí passava, foi convidado, de acordo com o ritmo dos seus passos, a descodificar o sentido do filme: se a película fosse projetada as 24 imagens por segundo, correspondente à ilusão de movimento que o olho humano perceciona, teríamos um filme de aproximadamente 5 segundos… Mas é difícil dar 24 passos por segundo! Por isso, cada um pode fixar cada um dos fotogramas ao ritmo do próprio passo e, simplesmente, perceber que a vida humana pode ser defendida ou deteriorar-se em frações de segundo…

Foi este o filme produzido pelos alunos de EMRC do 9º ano da Escola Secundária de Alfena, por ocasião do Dia do Agrupamento, assinalado no dia 12 de fevereiro.

Manuais Escolares Gratuitos



Pais e encarregados de educação Obras nas EB de Cabeda, Codiceira e Lombelho

Informam-se os pais dos alunos das escolas EB de Cabeda, Codiceira e Lombelho que foram iniciados as obras de substituição das coberturas das escolas da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo. Tendo em conta a salvaguarda da segurança de todos, não é permitida a entrada a elementos estranhos ao serviço.
Todas as informações relativas a estas escolas e alunos estão afixadas na escola sede.


Aviso

 

Avisam-se os pais e encarregados de educação dos alunos a frequentar o 1º e 2º ciclos que, para efeitos de emissão do voucher, deverão indicar o NIF presencialmente na secretaria ou através de serv.admin@age-alfena.net ou 229698860.



Manuais Escolares 2018/2019

Informação - Manuais Escolares Gratuitos 1º e 2º ciclos


Informação - Manuais do 1º e 2º Ciclo

Ensino Articulado - Informações

Bolsa de Mérito Ano letivo 2018/2019

Auxilios económicos Ano letivo 2018/2019

Impresso Candidatura - Ação Social Escolar


Vencedores - Coberturas para chuva e Sala do futuro

Alunos do nosso agrupamento apresentaram duas propostas ao Orçamento Participativo de Valongo, na categoria escoar: colocação de coberturas para proteção da chuva (Escola Secundária de Alfena) e Criação de uma sala de aula do futuro (Escola Básica de Alfena). Com 2154 votos, a colocação de coberturas foi o primeiro projeto escolar vencedor, seguindo-se, com 2139 votos a “Sala de aula do Futuro”, que consiste na criação de um espaço com tecnologia avançada. O Agrupamento de Escolas de Alfena agradece a toda a comunidade educativa a participação empenhada que contribuiu para a vitória destes projetos. Estamos de parabéns!


Professor Bibliotecário

Ver Documento


Ação Social - Auxílios económicos 2017/2018

Ver Documento


Dia Mundial da Proteção Cívil




Matrículas Pré-Escolar 2017/2018


Ver documento

Renovação de Inscrições 2017/2018


Ver documento

Palestra dia 26 de Maio




Inauguração da Sala Multissensorial Snoezelen


Foi inaugurada, no dia 4 de maio, a Sala Multissensorial Snoezelen, projeto que obteve o 1º prémio da edição de 2016 do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV). O projeto teve como proponentes os alunos Diogo Cunha, João Moutinho, Pedro Martins e Milton Duarte, da Escola Básica de Alfena, os quais foram coordenados pelo docente de EMRC, Dr. Afonso Ferraz.


A Sala Multissensorial Snoezelen está concebida para a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, de forma particular dos alunos da Unidade de multideficiência existente na Escola Básica de Alfena, e de forma geral de todos os alunos do agrupamento.


A Sala Multissensorial Snoezelen foi oficialmente inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, juntamente com os proponentes do projeto e a Direção do Agrupamento de Escolas de Alfena, numa cerimónia que contou com vários representantes da comunidade alfenense que também apoiaram a concretização do projeto.




















Refeições Escolares Consideradas Despesas de Educação para Efeitos de IRS


Consultar informação - Aqui

Participação no Corta-Mato Distrital realizado no dia 22 de janeiro em Laúndos, Póvoa do Varzim.


12 Fevereiro - Dia do Agrupamento


Programa Atividades Pré-Escolar / 1º Ciclo



Programa Atividades Escola Básica



Programa Atividades Escola Secundária


Janeiras na Escola Básica


Aviso Comunidade Educativa


Avisa-se a comunidade educativa que o horário dos serviços administrativos da Escola Básica de Alfena a partir de 1 de fevereiro de 2016 passa a ser o seguinte:

Segunda, Quarta e Sexta: das 9 horas às 13 horas
Terça e Quinta: das 13 horas às 17 horas

A diretora,
Felisbina Neves

Aviso Comunidade Educativa


Informa-se a comunidade educativa que Fernanda Angélica Gomes Martins Pereira foi nomeada coordenadora técnica em substituição da chefe dos serviços de administração escolar durante o tempo que durar o impedimento da mesma.

A diretora,
Felisbina Neves

Atividade letiva Escola Básica de Alfena - 25 de janeiro


Informam-se os alunos, professores e restante comunidade educativa que no dia 25 de janeiro não haverá atividade letiva, na parte da manhã, na Escola Básica de Alfena por a mesma funcionar como assembleia de voto nas eleições presidenciais. A Unidade de Multideficiência e a cantina funcionarão como habitualmente.

A diretora,
Felisbina Neves

Corta Mato Escolar



Uma meia à minha porta


Este ano, por iniciativa da Biblioteca Escolar, as escolas básica e secundária tiveram uma decoração de Natal diferente. Nas portas de cada turma e de cada serviço das duas escolas, foram penduradas meias de Natal, decoradas por alunos, pessoal não docente e professores. Foi uma atividade que congregou toda a comunidade educativa e que ajudou bastante a criar o clima natalício que se deseja nesta época do ano.


Ler Mais ...


Como é do conhecimento de todos, foram publicados os rankings de escolas. Divulga-se aqui a notícia publicada no Jornal de Notícias de sábado. Manifesto, em nome da direção, a enorme satisfação pelos bons resultados dos alunos do secundário. Aos professores e alunos que o tornaram possível remeto os parabéns pelos resultados alcançados que são prova de que, com trabalho e persistência, é possível melhorar. Sirvo-me das palavras de José Luís Peixoto: “o possível é o futuro do impossível”.

A diretora
Felisbina Neves



No dia 10 de dezembro, realiza-se o maior evento desportivo do nosso Agrupamento - O Corta Mato Escolar! Participam todos os alunos desde o 4º ao 12º ano e contamos com os apoios habituais da Autarquia Local e Municipal, Associação de Pais, GNR, BVE, entre outros, fazendo com que esta prova se transforme numa grande Festa Desportiva...


Realizou-se no passado dia 6 de novembro o exercício "A Terra Treme", tendo o nosso agrupamento aderido à iniciativa com a participação dos professores e alunos das turmas do 1º e 2º ciclos de ensino. O exercício teve como objetivo relembrar as regras básicas de segurança, incluindo alguns cuidados a ter antes, durante e depois de um sismo.




Listagem Alunos por turma